Ano do Galo exige perseverança em tudo

27/ 01/ 2017 - Uma entre cada seis pessoas do mundo todo celebra amanhã o início de mais um Ano Novo pelo calendário chinês, o Ano do Galo. O Ano Novo chinês, também conhecido como Festa da Primavera (“chunjie”, em mandarim), é festejado de acordo com o calendário lunar, por isso muda de dia todos os anos. Em 2017 acontece amanhã, 28 de janeiro. As celebrações durarão 15 dias - até 11 de fevereiro, quando este período festivo se encerrará com a Festa dos Faróis.

O Ano Novo Chinês é comemorado entre janeiro e março. O Horóscopo Chinês é formado por ciclos de doze anos. A cada um desses ciclos corresponde um animal. O Galo é o décimo no ciclo, precedido do Macaco. Cada ciclo é governado por um entre cinco elementos: o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira.

O PORQUÊ DO VERMELHO - Os chineses acreditam que o vermelho tem o poder de atrair a boa sorte e afugentar os maus espíritos. Por essa razão esta é a cor onipresente nas tradicionais celebrações do Ano Novo Chinês – tão dominante quanto o branco nas nossa viradas de ano.

No jantar da virada do ano, a matriarca da família chinesa presenteia os jovens da família com dinheiro guardado em envelopes vermelhos. Em outro ritual, as pessoas escrevem seus desejos para o ano em pedaços de pano vermelho e os amarram em postes, para que o vento os espalhe pelo ar. São 15 dias de festa.

TENDÊNCIA - Para o Esotérico Professor Michel, o Ano do Galo de 2017 apresenta uma tendência de ser de muita luta: "Teremos de ser perseverantes. Nunca deixar de terminar uma tarefa que tiver sido começada. A insistência será a palavra de ordem", explica.

O Esotérico Professor Michel lembra que, de acordo com a tradição, as preparações para cada Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e se prolongam até meados do 1º mês do novo ano lunar.

NO BRASIL - A 12ª edição do Ano Novo Chinês, que acontece tradicionalmente no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP), é neste final de semana. Esta edição irá celebrar a chegada do Ano do Galo.

Esse evento conta com danças típicas, artes marciais (kung fu e tai chi chuan), músicas tradicionais, acupuntura, além de aulas de chinês e caligrafia. Tudo oferecido de forma gratuita. Haverá também mais de 60 barracas de variada comida chinesa, a preços populares.




https://www.facebook.com/EsotericoProfessorMichel
Ver mais textos  Indique esta notícia para um(a) amigo(a)


  Política de privacidade do site  |  Entre em contato  |  Sobre Piracicaba  |  Sala de Imprensa  |  Criação evernet